Itinerários Napoleónicos
Embarque na aventura das invasões francesas e viva experiências únicas

Embarque na aventura das invasões francesas e viva experiências únicas
O Forte da Carvalha está situado no ponto mais alto do concelho de Arruda dos Vinhos. Aventure-se pela RHLT e percorra o Circuito de Arruda dos Vinhos, composto pelo CILT, pelo Forte do Cego e pelo Forte da Carvalha.
O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota é um espaço museológico que tem como objetivo a salvaguarda, estudo do campo de Batalha de Aljubarrota ocorrida em 1385, bem como a divulgação histórica, do tempo, dos factos e ficções do século XIV.
Aventure-se pela RHLT e percorra o Circuito de Arruda dos Vinhos, composto pelo CILT, pelo Forte do Cego e pelo Forte da Carvalha.
O Forte da Archeira foi um dos mais importantes locais estratégicos das Linhas de Torres Vedras. Planeie a sua visita ao território e fique a saber tudo sobre este sistema defensivo.
Faça uma visita ao Forte do Machado, elemento complementar ao Forte do Alqueidão, que cruzava os seus fogos sobre os acessos à serra, transformando-a num grande entrincheiramento fortificado que ditou a retirada dos franceses.
No CILT de Sobral de Monte Agraço encontra um espaço polinucleado no centro histórico da vila, outrora, palco de um dos mais expressivos combates entre as tropas aliadas e as tropas francesas – o combate de Sobral. Aproveite para conhecer este espaço e fazer uma viagem pela Rota Histórica das Linhas de Torres
Aproveite para explorar o Forte Novo, elemento complementar ao Forte do Alqueidão, que cruzava os seus fogos sobre os acessos à serra, transformando-a num grande entrincheiramento fortificado que ditou a retirada dos franceses.
Se não teve oportunidade de assistir recorde a conversa com o Coronel Luís Albuquerque sobre Napoleão Bonaparte – aptidões para o comando, tática e estratégia, bem como a sua visão política da Europa e o impacto que teve na história europeia.
Bem próximo da costa e com uma vista privilegiada para o oceano Atlântico, ergue-se o Forte do Passo, em Torres Vedras, local de destaque e ponto de interesse na sua visita pelo território.
Parta à Reconquista da Linha Defensiva do Mondego connosco!
Notícia 10.01.2023
A, até ao momento, secretária-geral deixa uma nota de agradecimento a todos os associados e entidades parceiras da ATMPT, pelo profissionalismo e pela entrega com que todos os dias trabalham em torno da valorização do património e da história militar
Novidade 28.12.2022
Evento 04.11.2022
Sessões temáticas online, dirigidas aos agentes dos municípios e operadores turísticos dos territórios. Saiba mais.
Evento 04.11.2022
No dia 21 de novembro, o Teatro Municipal de Ourém vai receber o IV Encontro de Museus do Médio Tejo, com o tema “O Poder dos Museus”
Reportagem 24.10.2022
A Associação de Turismo Militar Português (ATMPT) participou, a convite da Diretoria do Património Histórico e Cultural do Exército brasileiro (DPHCEx), no XIII Encontro do Sistema Cultural do Exército brasileiro
Notícia 16.10.2022
A estreita relação entre o Museu Histórico-Militar de Almeida e o Museu Histórico do Exército Forte de Copacabana viu nascer a exposição “Dois Museus, uma História”
Reportagem 13.10.2022
O destaque desta semana o destaque do 3º número da Viagem na História
Evento 13.10.2022
De 17 a 21 de outubro, vai ter lugar em Salvador – Bahia, o XIII ESisCEx – Encontro do Sistema Cultural do Exército brasileiro